DOENÇAS DA BOCA

Na maioria das vezes deixamos nossa boca em segundo plano, sendo mais comum nos preocuparmos com aspectos como inflamações e infecções no corpo, quando na verdade muitas das reações que ocorrem em nosso organismo vem da porta de entrada principal, nossa boca. É de extrema importância entendermos que a boca necessita de cuidados especiais e em regulares períodos de tempo, tanto quanto nosso corpo. Em nossas bocas estão presentes milhares de bactérias, além de ser susceptível à fungos e outros microrganismos, e se não obtivermos bons costumes cotidianos e hábitos de higiene orais podemos colaborar com o surgimento de diversas doenças que afetam o sorriso, a saúde bucal e consequentemente qualidade de vida e bem estar, desde uma simples afta ao temido câncer. Os problemas bucais não são limitados apenas às cáries, a boca é o órgão do corpo humano mais exposto à processos infecciosos e traumáticos.

Muitos problemas podem surgir em sua boca caso não tenha atenção aos cuidados essenciais com a limpeza dos dentes, língua, mucosas e gengivas, deve-se sempre escovar os dentes corretamente, utilizar fio dental e enxaguatórios bucais, e realizar avaliações periódicas com seu cirurgião dentista.

Atente-se à alguns problemas que podem ser comuns e deixamos passar desapercebidos em nosso dia a dia:

• Aftas / Herpes;
  • Cáries;
  • Dentes amolecidos;
  • Dentes quebrados ou mal posicionados;
  • Halitose (mau hálito);
  • Lesões como manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas e feridas, verificando os lábios, língua, palato (céu da boca), assoalho da boca (embaixo da língua), mucosas (bochechas) e gengivas;
  • Placas bacterianas (Tártaro);
  • Próteses fixas ou removíveis mal ajustadas, que podem machucar e provocar lesões e/ou infecções crônicas;
  • Raízes expostas;
  • Restaurações dentárias com excesso de material ou com infiltrações;
  • Sangramentos na gengiva;
  • Sensibilidades e dores nos dentes;
  • Redobrar a atenção em casos de diabetes, pressão alta, e outras doenças sistêmicas, e se obtém hábitos como tabagismo ou alcoolismo, pois estes fatores predispõem ou modificam os estados das doenças bucais e gerais.

Dentre tantos outros diversos fatores que caso você note, agende sua avaliação para que possamos esclarecer todas suas dúvidas e lhe orientar sobre todos os cuidados necessários para sua saúde bucal