CÁRIE DENTÁRIA

A cárie dentária é um processo de destruição localizada dos tecidos dentais causada pela ação das bactérias, onde ocorre desmineralização dos tecidos dentais,é causada por ácidos produzidos pela fermentação bacteriana dos carboidratos da dieta e pela ação de componentes da saliva. Esta doença tem caráter aguda ou crônico, dependendo do seu grau de evolução, mais rápido na aguda e mais lentamente na crônica, apresenta origem multifatorial, portanto além dos já citados como causas há alguns aspectos como também a higienização oral, fatores genéticos, hábitos e costumes. Sua ação ocorre através da degradação de açúcares e sua transformação em ácidos que agridem os tecidos dentários e formam cavidades, infiltrações, desgaste ou amolecimento nos tecidos duros do dente como no esmalte e na dentina, podendo atingir também as raízes dos dentes e até mesmo a polpa (canal) dependendo de seu grau de destruição e profundidade.

A Cárie apresenta índice de prevalência em cerca de 95% da população das Américas, incluindo os Estados Unidos, país de elevado padrão higiênico.

É fundamental que tenhamos consciência voltada para a prevenção, adquirindo os cuidados básicos na higienização de nossas bocas, como correta escovação dos dentes, massageando as gengivas, usando pastas dentais com flúor após as refeições, utilização de fio dental e de enxaguatórios bucais.

Para melhores resultados da higienização oral, agende uma consulta com seu dentista ele poderá fazer uma avaliação específica de toda sua boca, afim de lhe prestar os esclarecimentos e tratamentos devidos.