O QUE É ONICOFAGIA?



A Onicofagia é um hábito de roer as unhas, hábito conhecido como parafuncional, sendo este muito comum em crianças, jovens e adultos.

Este hábito está relacionado a um estado psicoemocional, ou causas como ansiedade, stress, fome, tédio ou nervosismo, outros citam como uma tendência familiar de imitação, sua incidência tem tendência a diminuir após os 16 anos de idade.

Algumas consequências que implicam neste mau hábito são por muitas vezes a ingestão de germes e bactérias através do contato das mãos sujas com a cavidade bucal e ingestão de pequenos pedaços de unhas que podem lesionar o estômago ou o intestino. A pele dos dedos muitas vezes é rompida e torna-se suscetível à infecções por microrganismos bacterianos ou virais.

Para o caso da odontologia, roer as unhas é muito prejudicial ao desgaste do esmalte principalmente dos dentes da frente (incisivos centrais superiores e incisivos inferiores), podendo causar desde cáries à fraturas dentais, ocasionando rachaduras, trincas e sensibilidade, além de que os pedaços de unha podem irritar as gengivas ou causar ferimentos que podem desencadear gengivites, ocasionando problemas de saúde e estéticos.

R. Capitão Pacheco e Chaves, 1056 - CJ 26/28, Mooca - São Paulo, SP