ORIENTAÇÕES DE HIGIENE BUCAL

Os cuidados de higiene bucal devem ser acompanhados de perto desde o nascimento da criança e por constante observação durante toda a vida, a fim de evitar problemas de saúde bucais ou gerais, pois muitas doenças adquiridas no corpo humano apresentam como porta de entrada a cavidade bucal, disseminando processos infecciosos e doenças sistêmicas. A seguir veja algumas dicas que podem contribuir para a preservação de sua saúde.

Escovação correta: Coloque a escova em ângulo de 45 graus em relação à gengiva, realizando movimentos que a afastem da gengiva, escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente, não se esqueça que é muito importante escovar a língua e  as bochechas para remover bactérias e promover um hálito mais puro.

Utilização de fio dental: Use aproximadamente 40 cm de fio enrolando-o entre os dedos, siga cuidadosamente o contorno de seus dentes com o fio, a fim de que cheguem até o espaço após o início da gengiva, não utilize força ou movimentos bruscos para não machucar as gengivas.

Enxaguatório bucal: Utilize o enxaguatório após a escovação por cerca de 30 segundos realizando bochecho e eliminando –o em seguida.

Visite o dentista regularmente: É importante realizar uma avaliação pelo menos a cada seis meses para que com o auxílio do profissional possa remover placas (tártaro) que se agregam aos dentes mesmo realizando todos os cuidados de higiene, seu dentista ajudará a manter a saúde  de sua boca com dentes limpos e evitar desenvolvimento de maiores problemas como gengivites, cáries e outras doenças bucais.